Tuning Online Fórum Tuning Online
Tudo sobre tuning. Online. Em um só lugar.

Opções do fórum:Procurar | Participantes |  Cadastro |  Login/logout

Dúvida mecânica - Adaptação de motor CHT em um Towner
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
   Fórum Tuning Online - Índice do Fórum >> Tuning Online
Autor Mensagem
Max, o fiscal
Visitante

MensagemEnviada: 09/Ago/2011 13:33    Assunto:

Pronto, agora estou satisfeito.
Mais ou menos como havia calculado, a Towner chega aos 120 km/h com 3100rpm. Quase não entra o segundo estágio do carburador, o que deve baixar bastante o consumo, mas se pisar a bichinha responde bem. As marchas estão bem longas, não tem mais aquele estilo "cavalo chucro" de ficar dando um tranco a cada marcha engatada - tá tudo bem mais suave, parece um carro pesadão, mas se pisar fundo ela responde com uma aceleração convincente.
Dá pra deixá-la mais nervosa: o cabo do carburador do CHT tem um curso mais curto do que o da Towner, então quando a gente "pisa até o chão" na verdade está usando cerca de 3/4 do que o CHT pode dar. Para acertar isso dá pra adaptar um volante menor (é aquela orelha do carburador onde o cabo enrola) ou tirar o limitador que tem atrás do pedal da Towner. O primeiro caso vai deixá-la pulando que nem uma cabrita, mas é um risco pra quem tem pé de chumbo: afinal é um motor 1600 numa ponta, um diferencial longo na outra e um câmbio que parece uma caixinha de sapato no meio. Se fosse pra mexer, iria pela segunda opção. Eu confesso que estou com medo de abrir o segundo estágio inteiro. Se eu não errei nas contas, a velocidade final do meu Besouro Verde sem limitador vai bater nos 170 km/h a 4400 rpm - talvez um pouco mais. Tô fora.
Bem, de qualquer maneira, a próxima fuçada provavelmente vai ser a troca do câmbio pelo 4M varetado do Opala. Isso vai ficar pra quando o câmbio abrir o bico, ou pras férias do ano que vem...

Amenon
Visitante

MensagemEnviada: 24/Set/2011 21:54    Assunto: coisas em volta???

galera...na troca de motores que vcs fiseram...coube ar condicionado...ar quente...etc que as towner s tinham???

Max, o fiscal
Visitante

MensagemEnviada: 27/Set/2011 15:15    Assunto:

Para o ar quente, é só arranjar um T pra derivar daquele tubo metálico que passa perto do cabeçote do CHT, porque ali passa água quente. Não fiz isso ainda, então não sei qual T vai dar ali certinho, mas não é difícil achar uma peça dessas em casa de ferragens que trabalha com tubos de cobre.

Quanto ao A/C, acho bem difícil caber. O motor já fica no limite na dianteira, quase encostando no radiador. Pra ter uma ideia, eu coloquei ventoinha do Civic porque ela é mais fina, bem pregada no radiador, senão não caberia. O alternador fica a alguns milímetros da estrutura que sustenta o radiador, e tive alguns problemas no começo porque a polia do alternador batia ali quando eu acelerava forte (remodelei a estrutura pra não acontecer mais isso).

Obviamente você acaba pensando em jogar o motor um pouco mais pra trás: o carburador vai ficar embaixo da estrutura da cabine, impossibilitando sua manutenção sem baixar o motor; pra não perder altura do chão, vai ter que cortar demais a lata da cabine pra entrar o coletor de ar; e o cardan vai ficar tão curto que, para não desgastá-lo precocemente, vai ter que alinhar o cambio com o diferencial (se baixar o câmbio, o motor vai bater no teu popô; então vai ter que retirar os suportes da mola do eixo traseiro e reposicioná-los para fazer o diferencial trabalhar apontado para cima - decisão difícil e sem garantia de sucesso).

Bem, como no mundo das adaptações tudo é possível, vai que alguém conseguiu enfiar polia dupla, suporte, compressor e etc naquele cubículo... Mas que uma Towner com A/C de Del Rey ia ficar show, hein? Gela até a alma.

rasec
Visitante

MensagemEnviada: 01/Out/2011 15:27    Assunto: adaptação

Boa tarde.É a primeira vez que entro por aqui.Vi que você entende bem desse assunto e gostaria de falar com você .Sou de SP e tenho uma towner truck e uma passageiro e nessa estou adaptando um cht 1.6 e vi que vou falou sobre o diferencial e gostei de suas soluções e fiquei muito interessado em ver o que fez(se for possível),você é de onde?Talvez de para te encontrar ou me passar um contato.
Agardeço.

Max, o fiscal
Visitante

MensagemEnviada: 04/Out/2011 14:01    Assunto:

Olá Rasec. Moro no Riacho Grande, São Bernardo, perto do pedágio da Anchieta. Todo dia eu venho com minha Towner para Diadema (via Anchieta-Rodoanel-Imigrantes). Qualquer coisa, manda uma mensagem no latrina arroba terra com br.

rasec
Visitante

MensagemEnviada: 04/Out/2011 20:19    Assunto: adaptação

Max, o fiscal escreveu:
Olá Rasec. Moro no Riacho Grande, São Bernardo, perto do pedágio da Anchieta. Todo dia eu venho com minha Towner para Diadema (via Anchieta-Rodoanel-Imigrantes). Qualquer coisa, manda uma mensagem no latrina arroba terra com br.

Boa noite Max agradeço sua resposta.Eu vou entrar no latrina para falar com você.Abs.

rasec
Visitante

MensagemEnviada: 09/Out/2011 21:54    Assunto: adaptação

Boa noite Max.Eu deixei duas mensagens no latrina e não tive resposta,você recebeu?

Super Dica Tuning
Página 6 de 8 Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Tuning Online Copyright © 2004-2019 tuning-online.com.br | Termos de Uso
O conteúdo das mensagens enviadas no Fórum Tuning Online é de
responsabilidade exclusiva de seus autores.